Se você sente que, todo mês, seu humor vira uma montanha-russa, seu corpo incha e a vontade de chorar aparece do nada... bem-vinda ao clube.
A tensão pré-menstrual (TPM) é uma velha conhecida de muitas de nós e, apesar de ser um período chato, existem formas de aliviar os sintomas e tornar esses dias menos turbulentos.
A primeira coisa que você precisa saber é: você não está sozinha e não tem nada de errado com você.
A TPM acontece por causa das oscilações hormonais e afeta cada pessoa de um jeito. Algumas sentem mais irritação, outras choram por qualquer coisa, há quem tenha cólicas ou dores no corpo... e tudo bem!
O importante é aprender a se cuidar e respeitar esse momento.
Aqui vão algumas dicas para deixar esses dias mais leves:
Dicas para aliviar os sintomas da TPM
Coma com carinho
Evite exagerar em café, sal e comidas ultraprocessadas. Esses alimentos podem aumentar a retenção de líquidos e piorar a irritabilidade.
Invista em alimentos ricos em magnésio (como banana, castanhas e chocolate amargo), pois eles ajudam a relaxar e melhorar o humor.
Um chocolatinho pode salvar o dia
Sim, o chocolate pode ser um aliado! Ele estimula a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar. Prefira os mais amargos, que são mais saudáveis e ajudam de verdade. Meu favorito é o Trento Branco-Dark. Sério, uma delícia!
Chá quentinho para acalmar
Alguns chás são verdadeiros abraços em forma de bebida. Camomila, erva-doce e gengibre são ótimos para aliviar a ansiedade, as cólicas e o inchaço.
Prepare uma xícara e aproveite esse momento para relaxar.
Abrace o conforto
Se tem um momento para usar pijamas fofinhos, roupas largas e meias quentinhas, é esse! Se puder, tire um tempinho para descansar, deitar no sofá com um cobertor e assistir algo leve e divertido.
Bolsa térmica é sua melhor amiga
Se você sente cólicas, experimente colocar uma bolsa de água quente na barriga. O calor relaxa os músculos e alivia a dor.
Movimente-se, mas sem pressão
Você não precisa ir para a academia e fazer um treino pesado se não estiver com vontade, mas uma caminhada leve ou alguns alongamentos podem ajudar muito a reduzir a tensão e melhorar o bem-estar.
Se cuide e se trate com carinho
Lembre-se: seu corpo está passando por um turbilhão hormonal, então seja gentil consigo mesma. Se quiser chorar, chore. Se precisar de um dia mais tranquilo, se permita.
O autocuidado é essencial, seja com um banho relaxante, um skincare caprichado ou apenas descansando sem culpa.
A TPM pode ser difícil, mas com algumas mudanças na rotina e um pouco de carinho com você mesma, dá para passar por ela de um jeito mais leve.
E você, tem algum truque infalível para lidar com a TPM? Conta aqui nos comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário